Fim da escala 6x1

28/01/2026
 
 
 
 
 
IMPORTANTE AVANÇO!
CCJ aprova fim da escala 6x1 e Jornada de 36 horas.
 A presidente do Sindicato dos Comerciários de Mogi Guaçu, Solange Castro, esteve em Brasília acompanhando um momento decisivo para os trabalhadores brasileiros: participou da Comissão de Emprego e Trabalho com a pauta Fim da escala 6x1 e paralelamente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 36 horas semanais, sem redução salarial.
 A presença de Solange Castro na capital federal, ao lado de outras lideranças como o Deputado Federal Luiz Carlos Motta, reforça o compromisso do Sindicato com a defesa de condições de trabalho mais dignas e humanas.
 REDUÇÃO PROGRESSIVA BENEFICIA MILHÕES
A PEC, que agora segue para o Plenário do Senado, prevê que a redução da jornada será feita de forma progressiva:
 1º Ano: A jornada máxima será reduzida de 44 para 40 horas semanais.
 Anos Seguintes: Nos quatro anos seguintes, haverá uma redução de uma hora de trabalho por ano, até atingir a meta final de 36 horas semanais.
 A expectativa é de um impacto social e econômico imenso, beneficiando diretamente mais de 150 milhões de brasileiros. A aprovação da PEC é vista como um catalisador que "vai movimentar a economia, vai mudar a realidade social deste país," conforme destacado nas discussões.
 Esta conquista na CCJ é mais um importante passo para assegurar 
uma jornada de trabalho digna e humana aos trabalhadores comerciários. O Sindicato de Mogi Guaçu segue monitorando e participando ativamente das próximas etapas no Senado Federal para garantir o fim definitivo da jornada 6x1
 
.